domingo, 27 de setembro de 2009

Ansiedade da Espera...





É muito interessante como lidamos com incertezas, ficamos inseguros, abalados e ridiculamente ansiosos...
Eu me encontro numa situação estranha, fui diagnosticada: ESCLEROSE MÚLTIPLA,  e aí?
E depois?
É preciso esperar, para ver a evolução da doença, fazer outra ressonância, ver como as lesões se comportaram nesse mês da "espera", ver qual o tipo da doença, fiquei sabendo por alto que existem 4 tipos de esclerose, e não tenho a menor idéia do que difere um de outro tipo, ver "se" é necessário fazer tratamento e "se" for, qual tipo de tratamento seria utilizado.
Eu já li algo sobre pulsoterapia, sobre entrar na justiça para se obter alguns tipos de medicamento, é oral ou injetável?
Quanto mais eu leio menos sei sobre o que me espera.
Me sinto uma bomba relógio, sem saber o que pode acontecer a cada manhã.
Presto atenção a todas as sensações que tenho, a todas e cada uma das dores que sinto, na intensidade, se são nas mesmas regiões ou se estão diferentes... Falar com quem?
Hoje percebi que estou como uma formiga que estava andando na trilha como todas as outras, e de repente algo se coloca em seu caminho, e ela perde a trilha, ainda estou analisando, se foi uma folha, uma pedra, se foi chuva ou qualquer outra coisa, quero contornar logo seja lá o que for e continuar caminhando como sempre fiz.
Faltam ainda uns 20 dias para o próximo exame e essa ansiedade e incerteza vão continuar me atazanando as idéias.
Penso em tantas pessoas que estão em situações terrivelmente piores que a minha, pessoas que trocariam toda a sua certeza pela minha ansiedade, então acalmo meu coração e tento manter o foco no que realmente interessa nessa vida, que é viver um dia de cada vez, cada minuto e tentar fazer o melhor possível em cada situação que vivemos.
Paz a todos e pra mim também...

Um comentário:

  1. Carla,

    Também sou E.M diagnosticada a 1 ano e 5 meses +- e desde então, minha vida mudou bastante. Se vc quiser conversar, me add no msn marianaobraga@hotmail.com

    Abraços

    Mari

    ResponderExcluir